A salga é um método muito comum para a conservação de muitos alimentos. É muito fácil de fazer. Ela consiste em cobrir a comida com sal suficiente para se certificar de que o sal penetre bem. Sal absorve a humidade e produz alguma desidratação nos produtos alimentares, impedindo assim o crescimento de bactérias e microrganismos. Um dos produtos mais comuns que são preservados em sal é bacalhau. Secar o bacalhau e preservá-lo em sal aumenta sua textura e traz um sabor que você nunca terá se apenas cozinhá-lo fresco. Vamos mostrar-lhe então os passos necessários para retirar o sal do bacalhau dessalgado. Nosso blog possui diversas receitas deliciosas para prepará-lo do jeito que mais lhe agrada!
Como dessalgar o bacalhau
Antes que você possa transformar o seu bacalhau salgado em receitas suculentas será necessário dessalgá-lo e hidratá-lo corretamente.
A maioria do bacalhau salgado é vendida com pele. Se você não a quer em seus filés deve removê-la antes da dessalga. Será mais fácil desta forma.
Coloque o filé em uma tábua de cortar com o lado da pele para baixo. Usando uma faca afiada, retire-a longe da carne cortando através do filé até o final da na cauda.
Para impedir que o bacalhau fique sem graça e insípido você deve manter um pouco do sal, mas não muito, por isso o timing é fundamental aqui.
Veja em detalhes o passo-a-passo de como dessalgar o bacalhau:
1 – Limpe o sal com água. Os pedaços de bacalhau são cobertos com uma grande quantidade de sal. Assim, recomenda-se antes do processo de dessalga limpar o bacalhau em água corrente, esfregando com os dedos a camada mais externa do sal do bacalhau.
2 – Mergulhe o bacalhau. Encha um recipiente com água fria. Ele deve ter três partes de água para uma parte do bacalhau. Introduza o peixe no recipiente e coloque-o no refrigerador.
3 – Mergulhe o bacalhau uma segunda vez.Deixe lá durante 12 horas, depois remova a água do recipiente. Recarregue com água fria e coloque-o de volta na geladeira por mais 12 horas.
4 – Repita o processo de imersão mais duas vezes. Após as primeiras 24 horas é necessário repetir o processo mais duas vezes, quatro mudanças de água, separados por intervalo de 12 horas, deste modo o bacalhau ficará imerso durante um total de 72 horas ou três dias. Se o bacalhau for fragmentado em filés ou pequenos pedaços do lombo, as primeiras 24 horas de imersão devem ser suficientes, trocando a água 6 ou mais vezes.
5 – Agora o bacalhau deve estar pronto para comer. Depois de ter terminado com o processo de dessalga, o bacalhau vai estar em perfeitas condições para ser usado na cozinha e você pode desfrutá-lo a seu gosto.
Você pode também adquirir o bacalhau dessalgado pronto, em lombo, posta ou mesmo desfiado. Conheça as promoções em nossa venda direta ao consumidor ou consulte nossos produtos para restaurantes e empórios.
Latest posts by Renato Figueiredo (see all)
- Mercado Brasileiro de Pescados Congelados - 03/11/2024
- Peixe na Geração Y - 21/10/2015
- Salmão – a história - 16/05/2015
- Frigideira de Bacalhau - 10/05/2015
- Bacalhau dessalgado – como retirar o sal - 06/05/2015
Descubra mais sobre Piscare - Portal de Food Service | Peixes e Frutos do Mar Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Assim fica mais fácil entender as diferenças…artigo muito legal!