O Salmão, para a maioria das pessoas nos dias de hoje, é um filé de viveiro de carne laranja estatelado em uma bandeja de espuma, embalado em plástico e empilhado em um local do supermercado ao lado da tilápia e das bandejas de camarão. Tornou-se disponível todos os dias em todos os lugares, a qualquer hora.
Era uma vez, e não há muito tempo atrás, que salmão fresco era uma iguaria sazonal a ser celebrada – como o primeiro morango ou milho nativo. O peixe seria grelhados a céu aberto ou servido frio em bandeja de prata em um almoço exclusivo. Ou, em Boston, os moradores considerados patrióticos, teriam o salmão servido com ervilhas verdes frescas para saudar o quatro de julho.
Ao longo dos séculos o salmão serviu como um importante recurso alimentar, um totem cultural e uma fonte de renda, seja na pesca ou o turismo, e como um foco de admiração incessante.
O ciclo de vida de um salmão e a forma como o impulso contínuo para propagar a espécie tem levado a várias adaptações evolutivas concebidas para ajudar um peixe sobreviver e se reproduzir em ambos os lados do Atlântico Norte e do Pacífico, e seres humanos têm respondido, para o bem e para o mal, para a presença do salmão.
Existem sociedades que respeitaram o salmão e cuidaram para promover seu retorno, como os indígenas do noroeste do Pacífico, e a Europa por mais de um milênio promulgou leis – e punições – para regular sua pesca. Ainda assim, a interação humana com o salmão é uma história triste e tragicamente familiar. Trata-se frequentemente um conto de ganância humana, por pura indiferença para com outras espécies e para o planeta que todos partilhamos.
Com o advento da Revolução Industrial há 200 anos, as populações de salmão realmente começaram a se reduzir.
Mas cuidar do salmão pois ele é especial e delicioso.
Latest posts by Renato Figueiredo (see all)
- Mercado Brasileiro de Pescados Congelados - 03/11/2024
- Peixe na Geração Y - 21/10/2015
- Salmão – a história - 16/05/2015
- Frigideira de Bacalhau - 10/05/2015
- Bacalhau dessalgado – como retirar o sal - 06/05/2015
Descubra mais sobre Piscare - Portal de Food Service | Peixes e Frutos do Mar Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.